top of page

Entrevista para o Jornal A Tribuna sobre crescimento de cabelos. Mitos e verdades.



Dra. Pauline Lyrio - Dermatologista

Há tratamentos que podem contribuir para acelerar o crescimento dos cabelos. Se sim, quais?

Existem diversos tratamentos que podem não só auxiliar no crescimento dos cabelos como fortalecer os fios e reduzir a queda. Dentre eles destaca-se o uso de substâncias como silício orgânico, fatores de crescimento, pepitídeos, biotina, d-pantenol, minoxidil, alfaestradiol, latanoprosta dentre outros. Além do uso desses ativos em casa, podemos aliar ao tratamento alguns procedimentos dermatológicos, como as técnicas de Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP), Microagulhamento ou Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA) e Intradermoterapia, mais conhecida como Mesoterapia capilar.

Quais costumam ser mais eficazes?

O tratamento mais eficaz será aquele que atender às necessidades de cada pessoa, as quais serão identificadas pelo médico dermatologista. Quando falamos de cabelos, a melhor opção é combinar opções terapêuticas, ou seja, fazer associações de tratamentos tópico e/ou oral e/ou procedimentos no consultório dermatológico, visando aprimorar os resultados desejados.

Qual a média de velocidade de crescimento dos cabelos? Varia de pessoa para pessoa? Quais fatores influenciam no crescimento?

Estima-se que o couro cabeludo tenha aproximadamente 100.000 fios de cabelos, podendo variar conforme o tipo de cabelo (caucasiano, afroamericano, asiático), e que seu crescimento gire em torno de 1cm/mês. Vários fatores podem influenciar no seu crescimento bem como fatores hormonais, nutricionais, genéticos e emocionais, além do envelhecimento.

Cortar as pontas ajuda a acelerar o crescimento. Mito ou verdade? Por quê?

Totalmente mito. Apesar de amplamente divulgada, essa prática não possui fundamento. O que pode ser afirmado é que o corte elimina áreas ressecadas ou danificadas e pontinhas duplas, conferindo assim uma aparência de cabelo mais saudável!

Cortar o cabelo em dia de lua cheia ajuda no crescimento mais rápido. Mito ou verdade?

Não há comprovação científica com relação a esta teoria. Nada que altere a haste do fio irá interferir no seu crescimento. Entretanto, é uma prática bem difundida a qual não traz malefícios. Não vejo porque não tentar.

Algumas blogueiras de beleza ensinam truques como massagear o couro cabeludo com óleos naturais e, depois, ficar alguns minutos com a cabeça para baixo, com indicação de repetir o procedimento uma vez por semana. Isso pode funcionar? Se sim ou se não, por quê?

Temos que ter muita cautela ao absorver as dicas que encontramos em redes sociais pois nem todas são embasadas na experiência médica e, em alguns casos, ao invés de ajudar, podem ser até prejudiciais não só à beleza como à saúde. Portanto, o ideal é que, antes de adotar esse tipo de prática, se procure um dermatologista para avaliar qual o tipo de cabelo da pessoa e qual a queixa que ela deseja tratar. O uso indiscriminado até mesmo de produtos naturais pode levar a doenças no couro cabeludo.

Hidratações são bons aliados para auxiliar o crescimento?

As hidratações são grandes aliadas na melhora da qualidade dos fios, garantindo um toque mais macio e deixando-os mais sedosos, entretanto, não interferem na velocidade do crescimento.

Xampus podem ajudar? Há no mercado produtos de vitaminas que prometem acelerar o processo.

Os xampus são basicamente agentes de limpeza destinados à remoção de resíduos de poluição, suor, oleosidade, entre outras substâncias adquiridas ao longo do dia no couro cabeludo e nos fios. Alguns podem até conter agentes contra queda capilar, contra oleosidade e componentes que proporcionam mais brilho e maciez dos cabelos.

A utilização tópica de nutrientes e vitaminas anunciadas nos xampus, porém, não altera a estrutura dos fios e nem sua velocidade de crescimento.

Sabemos que a alimentação influencia na beleza dos fios. Ela também pode auxiliar no crescimento? Com quais alimentos?

Os cabelos, assim como a pele, são afetados pela alimentação. Dessa forma, uma nutrição adequada é fundamental para a formação dos cabelos. O principal componente dos cabelos é uma proteína (queratina), logo, uma alimentação pobre em proteínas pode afetar não somente no crescimento como na qualidade do fio que será formado. Além disso, a falta de alguns nutrientes como ferro, zinco, selênio e vitaminas também pode interferir em seu crescimento. Sendo assim, recomenda-se uma dieta rica em fontes de proteínas, como carnes magras, ovos, verduras, grãos integrais e leguminosas (soja, quinoa e feijão).

É válido lembrar que cada pessoa deve receber um tratamento individualizado, de acordo com suas queixas e necessidades. Portanto, é fundamental que se procure um dermatologista para que este identifique a melhor opção terapêutica.

Dessa forma, enfatiza-se a importância de não iniciar tratamentos por conta própria, sem a orientação de um profissional qualificado. O dermatologista, após uma avaliação clínica do couro cabeludo, com auxilio de exames laboratoriais, poderá identificar o tratamento mais adequado para o seu cabelo. Clique AQUI e saiba mais sobre tratamentos capilares, queda de cabelo, tricologia e dicas.

bottom of page