top of page

Preenchimento facial - Harmonização Facial

O preenchimento é um procedimento realizado para repor volumes que se perdem e reparar imperfeições adquiridas ao longo da vida, como as cicatrizes. O principal objetivo do preenchimento é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas, como o preenchimento labial e de olheiras, por exemplo. O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje, o corpo humano fabrica esta substância, capaz de manter as formas e contornos, mas essa produção cai com o passar dos anos. Após a aplicação do preenchimento, a área pode ficar levemente avermelhada e inchada. Contraindicações e uso de medicação rotineira devem ser informados ao médico. O risco de alergias com o ácido hialurônico é raro. Os preenchimentos de ácido hialurônico geralmente são usados em combinação com outros procedimentos para melhorar o resultado final, como o uso de toxina botulínica e de peelings.

Fonte: SBD

 

Para que serve o preenchimento?

O preenchimento é um procedimento estético empregado para corrigir rugas, sulcos e repor volumes através da aplicação de substâncias sob a região da pele a ser tratada, reduzindo sua profundidade. Atualmente, o ácido hialurônico é o preenchedor mais utilizado para este fim e, como o nosso corpo produz essa substância, o risco de alergia é raro.

 

 

 

Ao longo dos anos, há uma redução na produção e uma maior degradação do nosso colágeno, processo este intensificado a partir dos 30 anos de idade, que, aliadas à perda de tecido ósseo e de gordura, natural do processo do envelhecimento, favorecem a perda de sustentação da face. Por meio do preenchimento conseguimos devolver o volume facial perdido e aprimorar seu contorno, restaurando a harmonia facial.

 

 

 

Além disso, podemos usá-lo na volumização e contorno dos lábios, tratamento de olheiras e para melhorar o contorno da mandíbula e do mento. Dependendo da região a ser preenchida, sua duração pode ser superior a 18 meses. Por ser um procedimento pouco invasivo, é possível retomar suas atividades no mesmo dia.

Veja a seguir vídeos explicativos sobre o preenchimento com ácido hialurônico na face:

 

 

 

 

Qual a quantidade de preenchimento necessária? Quantas aplicações?

Uma dúvida muito frequente de quem deseja realizar o preenchimento com o ácido hialurônico é sobre a quantidade de aplicações necessárias ou a quantidade de produto a ser utilizada.

 

Se essa também é sua dúvida, esse vídeo é especialmente para você, pois a Dra. Pauline Lyrio explica como funciona a questão da quantidade de preenchimento utilizada.

MD Codes - efeito lifting facial sem cirurgia:

MD Codes se trata de uma técnica de preenchimento com ácido hialurônico que proporciona um efeito de lifting facial imediato e, o melhor, sem cortes e cirurgias. 

 

Através de um mapeamento facial do paciente, o dermatologista, lançando mão do MD Codes, define os pontos de sustentação do rosto onde serão realizadas as aplicações de ácido hialurônico, com intuito de dar suporte e sustentação à face, ajudando, assim, a tratar os efeitos do envelhecimento.

 

Assim, além de o procedimento agir para eliminar as marcas de expressão, ele atinge também os pontos de sustentação da pele, de modo a proporcionar uma harmonização facial como um todo, e não apenas no local dos sulcos,  rugas, etc. Um verdadeiro lifting facial.

 

Pelo fato de o componente utilizado neste procedimento ser o ácido hialurônico, molécula presente em nosso organismo, além de ser proporcionado um efeito de preenchimento/harmonização facial, ele ainda estimula a formação de colágeno, provocando, portanto, uma melhora na qualidade da pele.

 

Existem MD Codes específicos para reposição de volume, rejuvenescimento e embelezamento. O médico dermatologista lhe orientará sobre o tratamento ideal.

 

Este tratamento é geralmente indicado a partir dos 30 anos de idade, quando começam a aparecer os sinais do tempo e o enfraquecimento da musculatura facial. 

 

O processo dura entre 30 e 40 minutos e é realizado no próprio consultório dermatológico. Além disso, o paciente pode voltar às suas atividades no mesmo dia.

MD Codes: técnica que potencializa os resultados do preenchimento facial com ácido hialurônico.

Durante o desenvolvimento da técnica MD Codes, mapearam-se os pontos de sustentação do rosto a fim de identificar os exatos locais onde o preenchimento deve ser aplicado.

 

Com isso, além de o procedimento agir para eliminar as marcas de expressão, a aplicação atinge também os pontos de sustentação da pele, de modo a proporcionar uma harmonização como um todo, e não apenas no local dos sulcos,  rugas, etc. Um verdadeiro lifting facial.

O MD Codes, como visto, não se trata de um procedimento ou uma marca de preenchedor facial, como alguns podem imaginar, mas sim de uma técnica de preenchimento desenvolvida por um cirurgião plástico (Maurício de Maio), por meio da qual se injetam seringas com ácido hialurônico em pontos de sustentação codificados, potencializando os efeitos do preenchimento com ácido hialurônico e garantindo sustentação e volumização facial. Tudo isso com efeitos naturais.

Sendo assim, queixas como bigode chinês, ruga de marionete, olheiras, perda de contorno e sustentação da face podem ser resolvidas através da técnica MD Codes.

Preenchimento labial:

O preenchimento labial é indicado para quem quer deixar os lábios mais volumosos, contornados e atraentes.

O procedimento, que consiste na aplicação de ácido hialurônico no contorno dos lábios, é realizado no próprio consultório e o paciente pode retomar às suas atividades no mesmo dia.

Veja no vídeo a seguir como funciona o preenchimento labial:

 

Para saber mais sobre preenchimento labial, clique AQUI.

 

Preenchimento de olheiras:

 

 

 

 

O preenchimento de olheiras com ácido hialurônico é indicado para quem tem aquelas olheiras fundas e escuras. 


Ele, além de devolver o volume, dá um aspecto homogêneo e proporciona um clareamento na pele abaixo dos olhos, tirando o olhar envelhecido e cansado. 


Pelo ácido hialurônico ser composto por uma molécula já presente no nosso organismo, ele atrai e retém a água ao seu redor, fazendo com que a pele fique viçosa e mais firme. 


O ácido hialurônico vai saindo gradativamente e a duração do seu efeito varia de acordo com a área tratada e a pessoa, podendo chegar a um ano.

 

Ou seja, o preenchimento de olheiras é uma ótima opção para as pessoas que possuem olheiras vasculares (aquelas de coloração arroxeadas/azuladas) e estruturais (olheiras profundas).

 

O procedimento é bem tolerado mediante anestesia tópica. Consistindo na aplicação do gelde ácido hialurônico através de agulhas ou cânulas na pele.

 

Como cada paciente possui uma estrutura anatômica diferente, razão pela qual a quantidade e o tipo de produto que será injetado vão variar de acordo com a necessidade individual.

Geralmente pessoas mais jovens ou que possuem apenas perda de tecido na região abaixo dos olhos usarão géis de ácido hialurônico mais leves e em menor quantidade. Já pessoas que além das olheiras possuem perda óssea ou das gordurinhas das maçãs do rosto necessitam realizar uma estruturação com produtos mais densos para dar suporte, antes de abordar a olheira propriamente dita. Neste caso, é realizado o que chamamos de MD CODES ou harmonização facial.

Preenchimento para contorno de mandíbula e queixo:

 

 

 

 

 

O preenchimento com ácido hialurônico na linha da mandíbula serve para dar contorno nos traços que criam os limites entre mandíbula e pescoço, deixando-os mais evidentes e realçados.

Já o preenchimento no queixo permite trabalhar sua forma, podendo deixá-lo mais arredondado ou mais alongado, melhorando sua projeção frontal.

 

Tanto o preenchimento de mandíbula como o preenchimento de queixo melhoram as assimetrias e proporcionam uma harmonização facial.

 

Famosos como Brad Pitt, Tom Cruise, Angelina Jolie, Megan Fox e muitos outros são adeptos dessa técnica.

 

O ácido Hialurônico é uma excelente opção de preenchimento, pois é biocompatível com o nosso organismo e o seu efeito é imediato.

 

A aplicação do ácido hialurônico é realizada no próprio consultório do dermatologista.

 

Além disso, trata-se de um procedimento pouco invasivo cujo resultado é reversível, não necessitando de cortes.

Saiba mais sobre preenchimento de mento (queixo)https://www.paulinelyrio.com.br/post/preenchimento-de-mento-em-vitoria-es

Abaixo, matéria para a qual Dra. Pauline contribuiu para @agazetaes sobre harmonização facial, tema tão badalado na mídia atualmente. Nela, esclareço vários pontos que talvez você ainda não saiba sobre harmonização facial (preenchimento com ácido hialurônico). Vale a pena conferir no site!

É muito importante conhecer sobre os benefícios da harmonização facial (preenchimento), porém é fundamental escolher um médico dermatologista capacitado e com bom senso estético para execução desse tratamento!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

1- O que é a harmonização facial?

 

Harmonização facial nada mais é do que um procedimento minimamente invasivo, ou seja, sem cirurgias, cujo intuito é realizar o preenchimento estratégico do rosto com ácido hialurônico, visando melhorar a harmonia de toda a face.

 

O que temos observado é que nem todos os procedimentos ditos harmonização facial realmente conferem um equilíbrio e harmonia para a face tratada. É válido ressaltar que há uma linha muito tênue entre aprimorar as características anatômicas de uma pessoa e o ato de transformar um indivíduo em outro, muitas vezes provocando, até mesmo, verdadeiras deformidades.

 

2 - A harmonização facial é uma tendência que vai na contramão do exagero de intervenções que acabam, muitas vezes, até deformando a face?

 

Além de escolher um dermatologista que domine uma boa técnica e tenha muito bom senso estético, o segredo para se obterem resultados mais naturais é apostar em procedimentos que estimulem o colágeno, como é o caso dos bioestimuladores de colágeno, fios de PDO e tecnologias de ultrassom microfocado. Dessa forma, com a pele menos flácida é possível poupar maiores volumes de ácido hialurônico e ainda obter uma pele mais firme a longo prazo.

 

3 - Quais são os segredos para ter um efeito natural na harmonização facial?

 

Acima de tudo é fundamental que o médico conheça e respeite a anatomia de cada indivíduo. Além disso, deve-se procurar um médico qualificado e experiente para realizar a harmonização facial. Na consulta de avaliação, antes de realizar o procedimento, o médico faz a avaliação anatômica do paciente e conversa com ele para saber quais são os pontos da face que o paciente gostaria de ver melhorados, realçados, e o que incomoda. Após isso, o médico monta um diagnóstico e um plano de tratamento levando em consideração o desejo do paciente e, claro, a anatomia de cada indivíduo, que deve ser respeitada, de modo que seja respeitada a individualidade de cada pessoa, aprimorando-se os traços já existentes, sempre preservando ao máximo e estrutura anatômica do indivíduo.

Outra dica, como já citado, é optar por procedimentos que estimulem o próprio organismo a produzir colágeno e, assim, evitar grandes volumes de ácido hialurônico. Quando houver indicação de aplicação de maior quantidade de volume de preenchimento, é recomendável optar por fracionar o tratamento em algumas sessões, por etapas, aplicando-se poucas seringas de ácido hialurônico por sessão, de modo a se alcançarem gradativamente resultados melhores, sem perder a naturalidade.

 

4 - Como conseguir um rosto mais harmônico no preenchimento facial?

 

Deve-se respeitar a individualidade de cada pessoa, aprimorando os traços já existentes, sempre visando preservando ao máximo e estrutura anatômica do individuo.

 

5 - O objetivo é valorizar a beleza natural de cada paciente, realçando os pontos fortes e “escondendo” as imperfeições?

 

O objetivo do tratamento com os preenchedores é exatamente extrair e valorizar que há de melhor de cada pessoa, trazendo à tona seus pontos positivos e disfarçando os pontos negativos, sem perder a naturalidade.

 

6 - Quais são os tratamentos mais indicados para deixar o rosto mais harmônico? 

 

O uso prudente e equilibrado de preenchedores à base de ácido hialurônico ainda é a melhor ferramenta para poder devolver contornos e volumes perdidos pelo envelhecimento da face.

Com o tempo, sofremos perdas de coxins de gordura, reabsorção de osso e, até mesmo, perdas musculares. Quando há perdas volumétricas, o ácido hialurônico ainda é o procedimento de alta eficácia mais seguro para reposicionamento das estruturas.

 

Sessões com aplicações de Bioestimuladores de colágeno, como ácido poli-L-lático e hidroxiapatita de cálcio, podem estimular o próprio organismo a produzir colágeno e, assim, conferir maior firmeza e sustentação para aplicação posterior de preenchedores à base de ácido hialurônico.

 

Também são indicadas sessões de Ultrassom microfocado, que é uma tecnologia capaz de realizar microzonas de coagulação térmica, gerando pontos de contração da fibras do SMAS, uma faixa de fibras que recobre o músculo nas camadas mais profundas da pele da face, que proporcionarão estímulo de colágeno e efeito lifting, que, a exemplo dos Bioestimuladores de colágeno, também será um efeito valioso para preservar preenchimento na face.

 

7 - É importante compreender que é preciso respeitar a anatomia de cada um? Como?

 

Com a banalização dos procedimentos estéticos, é importante compreender que não é tão simples quanto parece sair preenchendo indiscriminadamente. O domínio da anatomia pelo profissional é fundamental para guiar o tratamento com mais segurança e, acima de tudo, preservar os traços individuais de cada paciente. Para isso, deve-se sempre procurar o profissional da área médica, que, por sua vez, deve estar capacitado e qualificado no campo da Cosmiatria, para execução de procedimentos estéticos com excelência e muito bom senso. É válido procurar por aqueles que estejam em constantes atualizações, especialmente, em cursos de anatomia.

 

 

8 - O primeiro passo é a documentação fotográfica de qualidade, de preferência com o uso de tecnologia em 3D, que mostre realmente a face de uma maneira global?

 

Documentar com fotos ou vídeos de qualidade, antes e depois de executar a harmonização facial, é fundamental. Se puder ser realizado com tecnologia 3D é ainda mais interessante pois sabemos que nas fotos as duas dimensões ficam bastante limitadas e nem sempre são capazes de retratar de forma fiel todos os aspectos dos resultados obtidos. 

 

9 - Também é feita uma avaliação geral do estado da pele, incluindo aspectos como a flacidez facial, além de uma análise da saúde do paciente, para checar se ele pode ser submetido a esses procedimentos? O que é checado?

 

Antes de qualquer procedimento, o paciente deve passar por uma anamnese bem detalhada com todas as informações pertinentes à saúde atual e pregressa do paciente. Nesse momento, é conferido o histórico de procedimentos realizados anteriormente, existência de doenças, alergias, o uso de medicações, se é tabagista etc.

Depois disso, o indivíduo deve ser avaliado como um todo e não somente no quesito volume facial, pois existem inúmeros quesitos que podem influenciar no aspecto envelhecido da face e impactar nos resultados de uma harmonização facial. 

 

O grau de flacidez da pele e o padrão da força da musculatura da mímica facial, por exemplo, devem ser levados em conta quando estamos pensando em tratar a face com preenchedores.

 

Existem áreas que precisam sofrer relaxamento muscular com toxina botulínica para otimizar os resultados do preenchimento.

O tratamento das rugas da glabela (entre as sobrancelhas), das rugas de marionete (cantinho de boca triste), do queixo, por exemplo, são regiões que muitas vezes exigem um certo grau de paralisação da musculatura ali presente para poder utilizar menores doses de preenchimento.

 

Além disso, a depender de como está a pele e como está a anatomia do paciente, o dermatologista escolherá estrategicamente qual o tipo de ácido hialurônico e posição onde será colocado o produto.

 

 

10 - Quais cuidados é preciso ter na escolha de um profissional?

 

Primeiramente, conferir se o profissional com quem irá realizar o preenchimento é qualificado e se o local possui estrutura adequada e alvará da vigilância sanitária para realização desses tipos de procedimentos injetáveis.

 

Afinal, preencher de qualquer jeito não é difícil. Contudo, preencher adequada e corretamente é difícil e exige muita técnica e capacitação do profissional.

 

 

11 - Existe um número exato de ampolas a serem usadas na harmonização facial? 

 

Não existe um número exato de seringas de ácido hialurônico a serem utilizados pois cada indivíduo é único e possui necessidades específicas de acordo com sua anatomia.

 

A quantidade de seringas vai variar de acordo com o grau de envelhecimento e às perdas volumétricas apresentadas no momento da avaliação. É importante ressaltar que não há um número máximo, mas que se deve ter muito bom senso e saber que o ideal é fracionar em mais sessões quando o volume de seringas for muito grande, visando alcançar gradativamente resultados melhores, sem perder a naturalidade.

 

12 - O recomendado é que os procedimentos sejam feitos somente na fase adulta? Por quê?

 

Idealmente os procedimentos devem ser feitos na idade adulta pois durante a puberdade, por exemplo, o corpo ainda está sujeito à ação de hormônios sexuais que poderão impactar no posicionamento das estruturas da face.

Mas, claro, que, com muito bom senso, podem ser consideradas algumas exceções.

Agende uma avaliação:

Pauline Lyrio Dermatologia

https://www.paulinelyrio.com.br

(27) 3029-2222

preenchimeto de mandíbula e queixo
preenchmento de olheiras
md codes - lifting facial.jpg
harmonização facial em Vitória ES
bottom of page