Alopecia Areata

Obs.: para saber sobre a alopecia androgenética (calvície - queda de cabelo), clique aqui.

Alopecia areata é uma doença que provoca a queda de cabelo. A etiologia é desconhecida, mas tem alguns fatores implicados, como a genética e a participação auto-imune. Quando isto acontece, o cabelo da pessoa começa a cair formando pequenas ou grandes áreas sem cabelo.

A extensão da perda de cabelo varia. Em alguns casos, é apenas em alguns pontos. Em outros, a perda de cabelo pode ser maior. Há casos raros, em que o paciente perde todo o cabelo da cabeça, alopecia areata total; ou caem os pelos de todo o corpo, alopecia areata universal.

Acredita-se que uma pré-disposição genética desencadeie a reação autoimune, entretanto, outras causas desconhecidas podem também ser desencadeadoras. A alopecia areata é imprevisível. Em algumas pessoas, o cabelo cresce de novo, mas cai novamente mais tarde. Em outras, o cabelo volta a crescer e não cai mais. Cada caso é único. Mesmo que perca todo o cabelo, há chance de que ele crescer novamente.

Estima-se que nos Estados Unidos cerca de cinco milhões e pessoas tenham a doença. E apenas 5% delas perdem todos os pelos do corpo. A Alopecia Areata não é uma doença contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar um quadro de alopecia areata.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.

Obs.: para saber sobre a alopecia androgenética (calvície - queda de cabelo), clique aqui.

Responsável Técnica: Dra. Pauline Lyrio ​- CRM 10809

  • Facebook - Pauline Lyrio
  • Instagram - Pauline Lyrio
  • YouTube - Dra. Pauline Lyrio

Av. Nossa Sra. da Penha, 570, sala 409, Praia do Canto   Vitória - ES, CEP 29055-940

Centro da Praia Shopping

 

(027) 3029-2222  

 

(027) 99707-0222