A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem a público para chamar a atenção da população sobre a importância de saber reconhecer quem é especialista nas atividades profissionais para as quais anunciam habilitação. A forma mais eficaz de saber se o médico é especialista na área que lhe atribui e atua dentro dos conceitos éticos difundidos pelas sociedades científicas e Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) é o RQE: Registro de Qualificação de Especialista, documento que todo médico deve ter ao se anunciar especialista em alguma área.
O número é obtido no momento em que o médico registra o certificado de conclusão de residência médica credenciada pela CNRM ou o Título de Especialista no CRM do estado em que trabalha.
Para ficar mais claro: o CRM é o número que o médico recebe para exercer a medicina e o RQE é a identificação que o especialista tem para que sua especialidade médica seja reconhecida. Ou seja, um médico que se anuncia dermatologista deverá provar que possui esse número de registro, o qual é concedido aos especialistas que comprovadamente concluíram residência médica em dermatologia ou foram aprovados no Exame de Título de Especialista em Dermatologia (TED) promovido pela SBD/AMB, capaz de mensurar sua qualificação para o atendimento.
Para saber se o médico possui registro de especialista, basta fazer uma simples consulta no site do CFM (www.cfm.org.br) e clicar no campo "Cidadão" e depois “Busca por médico”.
No caso do médico dermatologista, a consulta também pode ser feita pelo nosso site oficial: www.sbd@org.br.
Não fique exposto a profissionais não habilitados que possam colocar sua vida em risco.
Fonte: SBD
Comments