top of page

Reportagem sobre qual é o hidratante facial mais indicado


Dra. Pauline - reportagem sobre hidratante facial

Dra. Pauline Lyrio participou da reportagem do jornal A Gazeta sobre o tipo ideal de hidratante facial para cada tipo de pele.


Confira a reportagem completa AQUI.



1- O que é a hidratação facial?


Hidratação facial é uma etapa importante dos cuidados com o rosto que visa reparação da barreira cutânea com a utilização de ativos com alto poder de hidratação, a exemplo de ceramistas, ômegas, manteiga de karatê, vitaminas etc.


2 - Por que a hidratação é importante? Todo mundo deveria fazer?


Independentemente do gênero, da idade e do tipo de pele, seja ela seca, mista, ou até mesmo oleosa e a acneica, todas as peles merecem receber hidratação diária. Isso porque a hidratação é um dos pilares mais importantes da rotina do skincare pois ela é fundamental para manter a barreira cutânea íntegra. Uma pele bem hidratada é mais saudável, apresenta maior brilho e viço. Além disso, uma pele hidratada é capaz de se defender melhor de agentes nocivos (infecções fúngicas, bacterianas e virais) e, também, consegue estar mais bem preparada para receber ativos específicos da rotina de skincare. No caso dos ácidos, por exemplo, uma boa hidratação minimiza aqueles inconvenientes desconfortos com ressecamento, sensibilidade e descamação.


3 - Em que momento da rotina do skincare é mais indicado fazer a hidratação facial?


A hidratação facial pode ser realizada em dois momentos. Após a limpeza do rosto pela manhã, antes do filtro solar. E/ou à noite, após a limpeza do rosto e antes da aplicação de um ativo à base de ácido, por exemplo.


4 - Os hidratantes se diferem quanto à textura do produto. Qual a característica do hidratante em sérum e para que tipo de pele é mais indicado?


Os hidratantes veiculados em serum são mais leves e fluidos, com boa espalhabilidade. Tendem a proporcionar um toque seco, não oleoso e não pegajoso. Essa versão serum permite utilização de altas dosagens de ativos e uma excelente penetração dos mesmos. Esse tipo de apresentação é mais indicado para pele jovem ou para pele oleosa.


5 - Quais as características do hidratante em creme e para que tipo de pele é mais indicado?


Hidratantes em creme são constituídos basicamente de ceras, emolientes, conservantes e água, tendo um toque mais ceroso e, portanto, mais pesado. É o veículo ideal para peles mais maduras ou para aquelas pessoas que possuem a pele mais seca.


6 - Quais as características do hidratante em gel e para que tipo de pele é mais indicado?


Hidratantes que se apresentam com veículos em gel ou cremegel possuem baixíssima carga oleosa na sua composição. Assim sendo, eles são utilizados especialmente em pacientes de pele mista, oleosa e com tendência a acne.


7 - Quais as características do hidratante em óleo e para que tipo de pele é mais indicado?


Os hidratantes em óleo são aqueles em que o óleo constitui aproximadamente 70% da sua formulação. Assim, esse tipo de hidratante apresenta efeito oleoso, deixa a pele com aspecto brilhante, é pegajosos ao toque e ainda pode ocasionar acne. São formulações que não possuem um poder de hidratação tão alto pois atuam basicamente retendo a umidade natural da pele, impedindo-a de ressecar. Devido a essas características, os hidratantes em óleo não são indicados para uso facial e tendem a ser recomendados para uso corporal, com uso restrito àqueles indivíduos que possuem pele extremamente secas ou para aplicação em áreas ásperas, como cotovelos, joelhos e pés. Além disso, é uma apresentação que costuma causar desconforto por comumente manchar roupas.


8 - Quais cuidados o paciente deve ter?


Antes de sair comprando um produto qualquer na farmácia por indicação de algum conhecido ou divulgação em mídias sociais, é fundamental passar por uma avaliação dermatológica criteriosa para que, após identificar qual tipo de pele, possa ser prescrito um hidratante adequado que atenda suas necessidades.

Isso porque, embora o resultado possa ter sido satisfatório na pele da pessoa que divulgou o produto, não há como assegurar que o resultado será igualmente satisfatório na sua pele. Por exemplo, se o produto divulgado for feito para pele seca e sua pele for oleosa, a utilização dele traria um resultado negativo para sua pele, deixando-a ainda mais oleosa.


9 - A hidratação deve ser diária?


A hidratação facial deve ser realizada diariamente, 1 a 2 vezes ao dia, a depender da rotina e necessidade de cada um.



Tel.: (027) 3029-2222


bottom of page