Toxina Botulínica (Botox ®)

Está pensando em fazer uma aplicação de toxina botulínica para combater as rugas?

Popularmente conhecido como Botox, a toxina botulínica é uma substancia que atua no bloqueio da contração muscular que está envolvida em uma determinada região da pele.

A sua aplicação em grupos de músculos específicos da mímica facial, por exemplo, é capaz de reduzir sua contração e, consequentemente, reduzimos também a movimentação da pele que seria responsável por formar as linhas de expressão. Assim, não somente aliviamos as rugas dinâmicas, aquelas que surgem com o movimento, como também prevenimos a formação das rugas estáticas, aqueles tricadinhos na pele.

Com ela, é possível atenuar as rugas da pele que se formam, por exemplo, durante a expressão de cara de bravo, de espanto, aquela do cheirinho ruim, as “Bunny lines” e também as do sorriso, os pés de galinha.

Sem contar que é uma grande aliada no tratamento do contorno inferior da face, através da técnica de nefrite e no afinamento dos rostos mais cheinhos devido a hipertrofia do músculo masseter A aplicação da substancia é bem tolerada até mesmo sem anestésico e os resultados podem ser vistos em torno de 5 dias após o procedimento, A duração do efeito nestes casos variam em torno de 3-6 meses.

Sem dúvidas um tratamento fantástico para homens e mulheres que desejam ficar livre das rugas, apresentando uma aparência mais bela e descansada 

Com a toxina botulínica também conseguimos reduzir a sudorese axilar, palmar e plantar pela bloqueio temporário das glândulas sudoríparas da região e aliviar o incomodo com o sorriso gengival, aquele que incomoda o paciente pela exposição exagerada da gengiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica, conhecida popularmente como Botox ®, visa o tratamento das rugas da face, pescoço e colo, promovendo o rejuvenescimento. Além disso, o botox também é utilizado para o controle de sudorese excessiva em axilas, mãos e pés. 

A função do Botox é de paralisar a musculatura temporariamente, suavizando e prevenindo as rugas de expressão, tais como o famoso “pé de galinha” no canto dos olhos, a ruguinha que se forma entre as sobrancelhas (glabela) e as rugas da testa.

Após a aplicação do Botox, o resultado começa a surgir a partir do terceiro dia e tem uma durabilidade que depende de cada organismo, podendo chegar a 6 meses.

Não existe uma idade exata para começar a fazer o Botox, quanto antes melhor, pois impedirá que as rugas finas se tornem profundas.

Abaixo, veja vídeo explicando como age o botox:

 

 

 

Toxina Bolulínica tipo A:

Injeções neuromoduladoras de toxina botulínica tipo A podem melhorar linhas de expressão, rugas profundas entre as sobrancelhas, perto do nariz, na testa e nos cantos dos olhos.

 

A toxina botulínica (botox) é uma toxina purificada. Quando administrada oralmente em grandes quantidades, bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada, chamada botulismo. No entanto, por injeção, em quantidades muito pequenas, num músculo facial específico, apenas o impulso que orienta esse músculo será bloqueado, causando o relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica (botox) atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas, prevenindo expressões “enrugadas”.

 

A toxina botulínica (botox) é injetada diretamente no músculo-alvo para o tratamento de linhas verticais entre as sobrancelhas e na ponte do nariz; linhas de estrabismo ou pés-de-galinha nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, conhecido como pescoço de peru.

 

Outro uso é para o reposicionamento das sobrancelhas, onde o músculo é enfraquecido e relaxado, para não contrair. Esse tratamento também previne de se formem novas rugas. Alguns músculos não podem ser tratados, pois realizam funções importantes na expressão natural de uma pessoa. É o caso do músculo que levanta as sobrancelhas, e nos músculos da linha do sorriso, uma vez que eles são necessários para as expressões dessa região e até para comer.

 

PROCEDIMENTO: O tratamento envolve injeção de quantidades muito pequenas de toxina botulínica (botox) nos músculos subjacentes para imobilizá-los. O tratamento atual é bem tolerado, rápido e a recuperação é mínima. Alguns efeitos colaterais permanecem por cerca de três a sete dias após o procedimento. E o efeito da toxina no músculo perdura por cerca de três a quatro meses até que desaparece gradativamente e ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer, dessa forma, as aplicações passam a durar mais tempo.

 

OUTRAS INDICAÇÕES: A transpiração excessiva pode aliviar com injeções altamente diluídas da toxina botulínica (botox), diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés. Há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis ​​pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio, e os especialistas acreditam que as injeções podem ser repetidas indefinidamente, uma ou duas vezes por ano.

 

EFEITOS COLATERAIS: Os efeitos colaterais da aplicação de botox são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema pode surgir em torno do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento. Mas tome cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento. Em casos raros, os pacientes podem desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos, ou dor de cabeça, ou sobrancelha e/ou pálpebra caída temporariamente.

Fonte: SBD.

Com qual idade devo começar a aplicar toxina botulínica (Botox)?

 

Essa é uma pergunta frequente no consultório.

A verdade é que não há idade certa para iniciar a aplicação da Toxina Botulínica (Botox). 

 

Vai depender muito da pele de cada um e do fator genético. Existem pessoas que têm certa predisposição para rugas na face, outras não. Além disso, fatores externos, como o tabagismo e a exposição solar sem proteção, são coadjuvantes na formação das rugas.

 

De qualquer forma, se você estiver incomodado(a) com as ruguinhas presentes na face, (como, por exemplo, rugas na testa e pés de galinha ao redor dos olhos), converse com o seu dermatologistapara que ele faça uma avaliação, já que o Botox pode suavizar as rugas e trazer excelentes resultados. Em geral, as pessoas costumam iniciar a aplicação de toxina botulínica aos 30 anos.

 

Além disso, a toxina botulínica também atua como uma forma de prevenção de rugas.  Quando jovens, as rugas são dinâmicas e não marcam a pele. Porém, com o passar dos anos, devido aos movimentos repetitivos, a pele vai registrando os sinais de cansaço e ficando marcada, formando as rugas estáticas, as quais ficam aparentes mesmo quando não estamos contraindo os músculos.

 

Assim, pode-se (e recomenda-se) iniciar a aplicação da toxina botulínica antes mesmo de as rugas estáticas aparecerem, como efeito preventivo, porque, com a aplicação do Botox, o músculo é paralisado temporariamente, suprimindo aqueles movimentos repetitivos que as formariam.

 

A aplicação é feita no próprio consultório, praticamente indolor e demora cerca de 30 minutos.

Botox para tratar hiperidrose axilar:

A hiperidrose axilar consiste no suor excessivo na região das axilas.

Além do incômodo, o excesso de transpiração nessa região pode causar o mau cheiro. Essa condição pode surgir sem nenhum motivo aparente ou pode estar relacionada a alguns fatores, como genética, obesidade, alteração hormonal, estresse, nervosismo.

É possível controlar a hiperidrose através de tratamentos ou por meio de cirurgia, conhecida como simpatectomia.

Para as pessoas que optarem por um tratamento seguro e menos invasivo, há a opção de fazer a aplicação da toxina botulínica (Botox).

Nesse procedimento, o Botox é aplicado próximo às glândulas sudoríparas, fazendo com que se diminua a produção de suor. 

aplicação do botox é feita com uma agulha fina e é realizada no próprio consultório dermatológico, sem necessidade de anestesia ou internação. E o resultado já pode ser visto nas semanas seguintes. 

Vale lembrar que o Botox não cura a hiperidrose em definitivo. Ele elimina seus sintomas por um período, bloqueando a o suor na região. 

Botox em homens?

Pode e deve!

A cada dia que passa, cresce a quantidade de homens que buscam procedimentos estéticos para melhorar sua aparência.

 

Um dos procedimentos mais solicitados pelos homens é a Toxina Botulínica (Botox), pois, além de proporcionar um resultado rápido, soluciona boa parte dos problemas relacionados a rugas causadas por expressões faciais, melhorando a aparência e a autoestima do paciente.

 

A pele do homem tem uma grande vantagem em relação à pele da mulher, já que ela responde muito mais rápido aos tratamentos quando se trata de rejuvenescimento.

 

O Botox atua nos músculos dinâmicos, onde os movimentos repetitivos de expressões faciais acabam se transformando em rugas.

 

O Botox tem função de paralisar temporariamente a musculatura, suavizando e reduzindo as rugas faciais.

 

Seu efeito pode ser notado em poucos dias após a aplicação

Toxina botulínica para afinar o rosto:

Você sabia que, em alguns casos, a toxina botulínica também serve para aprimorar o contorno facial e afinar o rosto?

 

Além de combater as indesejáveis ruguinhas, a toxina botulínica (Botox) vem sendo utilizada no tratamento estético do músculo masseter, de modo a atenuar o contorno do terço inferior do rosto, tornando-o mais fino.

 

O masseter é um músculo localizado na região da mandíbula e está diretamente vinculado ao contorno facial. Dentre outras funções, ele auxilia nos movimentos da mastigação. A hipertrofia do masseter, que pode ocorrer por diversos fatores, como bruxismo ou hábito de apertar os dentes, consiste no desenvolvimento excessivo dessa musculatura, provocando um aumento do volume do terço inferior da face e gerando um aspecto de rosto mais largo.

 

O tratamento estético com a toxina botulínica (Botox) é uma ótima alternativa, pois, enfraquecendo a musculatura, deixa o masseter menos evidente/saliente, afinando o rosto e proporcionando uma aparência mais harmoniosa.

 

Este procedimento, que é realizado no próprio consultório médico, é simples, rápido e indolor, sem necessidade de cirurgia.

 

O resultado pode ser notado após 2 semanas e seu efeito dura de 4 a 6 meses.

 

Procure um dermatologista habilitado e faça uma avaliação para saber se você tem indicação.

 

Botox para tratar hiperidrose axilar

A hiperidrose é um excesso desagradável de suor em uma ou várias partes do corpo. O mais comum é a queixa de incômodo de suor intenso nas axilas, deixando marcas nas roupas e trazendo desconforto ao paciente. Também há casos de transpiração excessiva nas mãos e pés, atrapalhando as atividades do dia a dia.

 

A toxina botulínica é uma alternativa altamente eficaz e segura para o tratamento da hiperidrose pois bloqueia o estímulo do suor junto às glândulas. É um procedimento rápido, realizado na própria clínica, através de injeções na região acometida e, em geral, é bem tolerado com anestesia tópica.

 

Seus efeitos já são notados a partir de 72 horas e uma única sessão de tratamento permite meses de alívio, podendo ser reaplicado 1 ou 2 vezes ao ano. Após o procedimento, a volta às atividades profissionais pode ser imediata.

Atenção:  antes de realizar aplicação de Botox, é necessário tomar alguns cuidados:

É essencial que se tomem alguns cuidados antes de realizar aplicação de Botox (toxina botulínica).

Verifiquem sempre a procedência do produto e, claro, se o profissional é habilitado para tanto.

Nas últimas semanas, por exemplo, a Anvisa identificou um lote de Botox falsificado, que não foi produzido pela verdadeira fabricante do produto, conforme matéria destacada nesta imagem.

Essas substâncias falsificadas colocam a sua saúde em risco.

Então, sempre chequem a aptidão da clínica/médico, a origem do produto e desconfiem de preços muito abaixo da média de mercado.

 

 

 

 

Matéria completa em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/anvisa-encontra-botox-falsificado-e-proibe-venda.ghtml

 

 

Perguntas frequentes sobre toxina botulínica (botox):

 

1- O que é toxina botulínica (botox) e como ela funciona?

 

A toxina botulínica tipo-A, conhecida popularmente como Botox, é um agente biológico produzido por uma bactéria chamada Clostridium Botulinum. É comercializada através de nomes comerciais como Botox, Dysport, Xeomin, variando de acordo com o laboratório fabricante. Eles são usados para relaxar músculos específicos para melhorar a aparência dos vincos e rugas da pele. Quando injetada em um músculo, a toxina botulínica funciona bloqueando a transmissão do estímulo nervoso que produz a contração muscular. Como resultado, a contração muscular é enfraquecida e as rugas da pele são suavizadas ou eliminadas.

 

O rosto é o principal lugar onde as nossas emoções se expressam. Ao longo da vida, a pele que recobre os músculos faciais fica enrugada nas áreas de maior uso. À medida que envelhecemos, os componentes elásticos e de suporte da pele diminuem, formando os chamados sulcos, rugas e linhas de expressão. 

 

A toxina botulínica reduz a quantidade de movimento muscular nessas áreas, dando à pele uma chance de “descansar” e se recuperar. Isso permite que as linhas se suavizem ou desapareçam.

 

Podemos dizer que a aplicação de botox quebra o ciclo de uso excessivo e subconsciente de certos músculos faciais. É um tratamento temporário e totalmente reversível, e os efeitos do tratamento, dependendo da dose e da técnica utilizadas, variam de singelo relaxamento muscular a total paralização dos músculos faciais.

 

2- Como é o procedimento de aplicação de botox?

 

O procedimento leva cerca de 20 minutos e todo realizado no consultório. Primeiro, o médico dermatologista estudará os seus músculos faciais para ver como eles enrugam a sua pele. A partir dessa análise, o dermatologista, utilizando um lápis especial próprio, marcará as áreas da face onde se injetará a toxina botulínica e estabelecerá a dose ideal a ser utilizada, que varia em cada caso.

 

Usando uma agulha curta e muito fina, a toxina botulínica é injetada nas áreas marcadas.

 

Após o procedimento, o paciente pode voltar a realizar suas atividades normalmente.

 

3- Quando começa o efeito do botox após a aplicação? 

 

Os efeitos relaxantes do botox começam a ocorrer após cerca de 5 dias, mas variam entre cada indivíduo. Ocasionalmente, uma resposta atrasada de até 10 a 14 dias é observada.

 

4) Quanto tempo dura o efeito do botox?

 

Os efeitos do botox tendem a atingir o pico em cerca de 2 a 3 semanas. Os resultados podem durar de 3 a 6 meses. Gradualmente, os músculos voltam a se contrair, de modo que a reaplicação de BOTOX é indicada.

 

5) A toxina botulínica é segura?

 

A toxina botulínica tipo A está em uso médico há mais de 30 anos, quando foi usada pela primeira vez no campo da oftalmologia. Desde então, encontrou uma variedade de usos médicos, sobretudo no campo da dermatologia estética. Quando administrada por médicos capacitados e experientes, a toxina botulínica tem um histórico comprovado de segurança.

Procure um dermatologista e faça uma avaliação. Vitória, Espírito Santo.

Dra. Pauline Lyrio é especialista em aplicação de botox.

Pauline Lyrio Dermatologia

https://www.paulinelyrio.com.br/

(027) 3029-2222

Responsável Técnica: Dra. Pauline Lyrio ​- CRM 10809

  • Facebook - Pauline Lyrio
  • Instagram - Pauline Lyrio
  • YouTube - Dra. Pauline Lyrio

Av. Nossa Sra. da Penha, 570, sala 409, Praia do Canto   Vitória - ES, CEP 29055-940

Centro da Praia Shopping

 

(027) 3029-2222  

 

(027) 99707-0222