top of page

Dra. Pauline Lyrio participou do programa Fala Manhã, onde falou sobre queda de cabelo



Entrevista com a dermatologista Pauline Lyrio sobre queda de cabelos no programa Fala Manhã, da TV Vitória (Rede Record), em 26/12/16.

A perda de cabelos é uma das queixas mais comuns nos consultórios de dermatologia, sendo muitas vezes motivo de muita angustia e baixa auto-estima.

A dermatologista Pauline Lyrio explica que, antes de se preocupar, é importante saber diferenciar uma queda natural de uma queda anormal.

Por exemplo, uma queda de até 100 fios por dia é considerada normal. Mas a dermatologista ressalta que não é necessário sair contabilizando os fios que caem, basta passar a observar o padrão dessa queda. Encontrar mais cabelos no chuveiro ou durante o ato de pentear é comum, pois, nessas situações, há uma maior manipulação dos fios, facilitando a queda daqueles fios que já se encontravam para cair (ou seja, que estavam na fase telógena no ciclo do cabelo).

Por outro lado, encontrar muitos fios no travesseiro, no chão da casa ou do carro pode ser considerado além do esperado e até mesmo sinalizar algum problema.

Outra forma de detectar uma queda irregular é acompanhar sua evolução, por exemplo: uma queda muito abrupta, que se acentue num curto período de tempo, ou então uma queda muito prolongada, maior que 3 meses, geralmente estão fora do normal.

É importante salientar que o tratamento não é uma fórmula de bolo, ou seja, nem sempre o que funcionou para uma pessoa funcionará para outra. Isso porque existem inúmeros tipos de quedas de cabelo (alopecia androgenética, eflúvio telógeno, alopecia areata, etc) e para cada uma delas existem causas que devem ser tratadas especificamente.

Dessa forma, enfatiza-se a importância de não iniciar tratamentos por conta própria, sem a orientação de um profissional qualificado. O dermatologista, após uma avaliação clínica do couro cabeludo, com auxilio de exames laboratoriais, poderá identificar o tratamento para queda de cabelo mais adequado.

Clique AQUI e saiba mais sobre tratamentos capilares, queda de cabelo, tricologia e dicas.

bottom of page