Cuidados com a pele durante a gravidez


Com tantas mudanças no corpo da mulher durante a gestação, a pele também sente seus efeitos e, por isso, ela merece uma atenção maior.

Com a gravidez, os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois, nessa fase, há um turbilhão de hormônios que se alteram a todo instante, provocando alterações na pele e podendo surgir marcas indesejáveis.

Uma das maiores reclamações das gestantes é o aparecimento de manchas amarronzadas na pele, geralmente no rosto: o temido Melasma.

Para preveni-lo, se deve evitar exposição solar sem a proteção adequada. Recomenda-se, ainda, o uso diário de protetor solar (com, no mínimo, FPS 30), além de cremes antioxidantes com vitaminas C e E.

Outra preocupação comum entre as gestantes são as estrias, que, depois que surgem, são difíceis de ser eliminadas. Com o aumento de peso e a falta de elasticidade da pele, as fibras acabam se rompendo, surgindo as estrias.

Para evitá-las é importante beber bastante água e abusar de cremes hidratantes, principalmente na barriga, coxas, glúteos, quadris e seios, pois são as áreas mais afetadas.

Importante ressaltar que hidratantes com uréia e ácido retinóico são contraindicados durante a gestação!

A famigerada celulite, por sua vez, também costuma incomodar as gestantes. Durante a gestação, o nível de estrogênio aumenta significativamente, fazendo com que ocorram retenção de líquidos e problemas de circulação no local.

Para combater a celulite, é importante manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, não abusar de doces e de sal, ingerir bastante líquido, praticar exercícios físicos (natação, hidroginástica, caminhadas) e fazer drenagem linfática de 2 a 3x na semana, sempre, claro, seguindo as orientações médicas.

A aplicação de toxina botulínica (botox) também deve ser evitada devido à falta de estudos científicos consistentes a respeito de seus efeitos em grávidas, assim como a radiofrequência.

A boa notícia é que existem diversos produtos e procedimentos estéticos permitidos durante a gravidez, cuja utilização deve ser liberada pelo obstetra em conjunto com o médico dermatologista.

Pauline Lyrio Dermatologia

https://www.paulinelyrio.com.br

(27) 3029-2222



Responsável Técnica: Dra. Pauline Lyrio ​- CRM 10.809

  • Facebook - Pauline Lyrio
  • Instagram - Pauline Lyrio
  • YouTube - Dra. Pauline Lyrio

Av. Nossa Sra. da Penha, 570, sala 409, Praia do Canto  
Vitória - ES, CEP 29055-940


Centro da Praia Shopping

 

(027) 3029-2222  

(027) 99707-0222