Defesa de TCC na pós-graduação do Hospital Albert Einstein


dermatologista vitoria

Apresentação do TCC apara conclusão dapós do Hospital Albert Einstein que, por determinações da coordenação, infelizmente, teve que ser on-line.


O título do TCC foi "Comportamento dos pré-adipócitos e adipócitos nos preenchedores dérmicos", tema super em alta, considerando o aumento expressivo dos procedimentos estéticos envolvendo uso de preenchedores à base de ácido hialurônico para repor perdas de volumes causadas pelo envelhecimento.


O ácido hialurônico é o produto de escolha para esse fim por apresentar alta eficácia, baixo potencial alergênico, versatilidade, excelente perfil de segurança (boa compatibilidade e raras reações inflamatórias).


Quando injetamos ácido hialurônico no tecido subcutâneo, não só estimulamos os fibroblastos, células produtoras de colágeno, mas também pode haver estímulo das células de gordura (adipócitos e pré-adipócitos), além de uma possível redução da destruição da gordura (lipólise). Isso poderia justificar os efeitos benéficos e a longa permanência dos resultados mesmo após sua completa degradação em nosso organismo.


Tenho certeza que os estudos ainda irão avançar muito nesse sentido, anotem aí que essas células de gordura ainda vão dar muito o que falar... pois estão sendo vistas como alvos promissores das estratégias de combate ao envelhecimento.