top of page

Alergia ao calor


alergia ao calor

Dra. Pauline Lyrio colaborou com entrevista para matéria do jornal A Gazeta sobre alergia ao calor, urticária colinérgica.


Confira algumas perguntas e respostas sobre essa condição:


1 - O que é a urticária colinérgica?

Vulgarmente chamada de “alergia ao suor”, a urticária colinérgica é uma forma específica de urticária que ocorre em resposta ao aumento da temperatura corporal e ao suor. Dessa forma, ela pode aparecer em situações em que a pessoa pratica atividade física, toma banho quente ou ingere alimentos quentes e bebidas alcoólicas.


2 - Ela só acontece em altas temperaturas?

Embora seja mais comum em altas temperaturas devido ao aumento da sudorese, ela também pode ocorrer durante a prática de exercícios físicos ou situações que elevem a temperatura corporal, como estresse emocional, banhos quentes, ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos quentes.


3 - O que causa a urticária colinérgica?

A causa exata da urticária colinérgica ainda não foi completamente esclarecida, mas acredita-se que ela seja desencadeada pelo sistema nervoso parassimpático, que controla a produção de suor. É sabida uma alteração de acetilcolina à nível das terminações nervosas periféricas e dos mastócitos, células do sistema imune envolvidos na resposta alérgica e inflamatória.

4 - Quais são os sintomas da urticária colinérgica?

Os sintomas mais comuns são pequenas bolinhas avermelhadas que coçam ou proporcionam sensação de pinicação. Essas lesões aparecem mais comumente no rosto, pescoço e tronco, mas também podem acometer membros. Por vezes, essas lesões podem se confluir formando grandes placas avermelhadas.

Normalmente, a coceira desaparece em poucas horas.


5 - O que fazer para aliviar a alergia na pele?

Para aliviar a alergia na pele, é recomendado dar uma “esfriada no corpo”. Isso pode ser alcançado tomando um banho frio ou ficando na frente do ar-condicionado/ventilador por alguns minutos e, até mesmo, aplicar compressas frias nos locais afetados.


6 - Como prevenir a urticária colinérgica?

A prevenção envolve medidas para evitar o superaquecimento do corpo, o que pode ser feito evitando ambientes quentes, tomando banhos frios, utilizando roupas mais leves, largas e confortáveis para não pressionar muito a pele.


7 - Qual é o tratamento da urticária colinérgica?

O tratamento pode incluir anti-histamínicos, uma classe de medicamento antialérgico para controlar a crise, reduzindo a coceira e a inflamação, e, em alguns casos, corticosteroides tópicos ou orais.


8 - Quando ela é considerada grave?

A urticária colinérgica é considerada grave quando os sintomas são persistentes, intensos e interferem significativamente na qualidade de vida do paciente, ou quando ocorrem complicações como dificuldade respiratória, queda de pressão arterial e desmaio.


9 -Qual a diferença da urticária colinérgica para a urticária tradicional?

A principal diferença entre a urticária colinérgica e a urticária tradicional se dá na forma pela qual são desencadeados os sinais e sintomas. Enquanto a urticária tradicional pode ser desencadeada por diversos fatores, como alimentos, medicamentos ou picadas de insetos, a urticária colinérgica é desencadeada especificamente pelo aumento da temperatura corporal e da sudorese.





Tel.: (027) 3029-2222

תגובות


bottom of page